domingo, 30 de março de 2008

A origem do Sushi *-*



O Japão é um país formado por quatro ilhas no Oceano Pacífico, situadas entre a China e a Coréia, são elas: Honshu(onde fica Tóquio, a capital do país), Hokkaido, Kyushu e Shikoku. Apesar de pequeno, o Japão contém diversas montanhas, vulcões, rios e lagos além de enormes quedas d'água.

O sushi

O sushi é a combinação de arroz com peixe, geralmente acompanhados por uma tirinha de alga os unindo. A história mostra que os chineses comiam sushi antes dos japoneses (até uns 200 anos a.C.) e foram eles que provavelmente trouxeram a comida para o Japão. O sushi era uma forma de conservar o peixe e o arroz no tempo em que ainda não existia refrigeração (vulgo, geladeira). Embalava-se
o peixe com arroz em caixas de madeira e ácido lático produzido durante a fermentação ajudava a preservar o peixe.

O primeiro sushi japonês de que se têm informações é o Nare-Zushi, datado do século 8 a.C. O peixe era conservado em sal e arroz, o que permitia a preservação por anos. O arroz era então descartado e o peixe picado servido.

A dieta tradicional do Japão

A dieta tradicional japonesa é composta por pouca gordura, rica em proteínas e contém pouco açúcar. Pelos costumes do Japão, come-se devagar e com palitos (hashi). Em geral é uma alimentação muito saudável e variada que utiliza 5 sabores básicos em seus pratos: ácido, amargo, doce, picante e salgado.
Nas crenças do Japão antigo esses sabores refletem como se fossem espelhos nos trabalhos de cinco orgãos importantes do corpo: o fígado, o coração, o pâncreas, os rins e os pulmões.

Hoje em dia a gastronomia japonesa já foi modificada consideravelmente, e podemos dizer que encontramos muitas variedades de comida no país nipônico. Entretanto, o peixe ainda faz parte da alimentação da maioria dos japoneses, já que a área litorânea das ilhas do Japão é muito grande, favorecendo a pesca.

Nenhum comentário: