quarta-feira, 23 de abril de 2008

O fim do namoro = fim da amizade ?

Creio que ando ligeiramente sentimental ... Tenho escrito muito sobre relacionamento em outros lugares, então resolvi escrever aqui no blog também... Afinal, é de relações que nós vivemos, amigáveis ou não, sabemos que ninguém sobrevive sozinho.
Algo que tem me atormentado muito é o caminho que os namoros tomam depois que acabam. Sei que não sou a única que sofre com isso, já vi acontecer com muita gente e várias vezes até mesmo a amizade fica extremamente prejudicada depois que as pessoas deixam de namorar ou ficar, o que tem me deixado cada vez mais convicta de que namorar quando você não tem plena confiança e conhecimento da pessoa, só traz más conseqüências a longo prazo. É difícil entender o porquê, mas a maioria das pessoas não tem maturidade para lidar com a outra depois do final do namoro.
Cada um tem seu próprio jeito de reagir, naturalmente, mas algo que nunca levou ninguém a lugar nenhum é dramatizar a situação e transformar algo natural (que é no caso, o final de uma relação) em outra coisa muito mais complexa, envolvendo um jogo de interesses e chateações. Tudo que o outro fez no passado se torna motivo de discussão e a amizade quase nunca sobrevive. Claro que cada namoro termina por um motivo, mas no geral não existem motivos suficientes para nunca mais querer ver a pessoa na vida.
Navegando pelo orkut, por exemplo, você encontra um grande número de comunidades com pessoas que dizem odiar os ex-namorados, sendo que muitas vezes eles nem ao menos brigaram a ponto de deixar de se falar. É comum terminar simplesmente porque o namoro não deu certo, seja por diferenças demasiadas ou qualquer outro motivo.

Assim eu cheguei à conclusão de que não se deve namorar se um dos dois não possuir maturidade para lidar com tudo que um namoro implica (os sentimentos do outro, a amizade, os limites) ou se não tiver também jogo de cintura para contornar um possível fim, não se tornar inimigo de ninguém e continuar a vida, afinal, é como dizem: "Curta a vida porque a vida é curta" , para que ficar brigado se é possível estar em paz e ainda cultivar a amizade?

3 comentários:

Erick disse...

eu acho que realmente o namoro não é uma coisa para se viver só quando ele acontece
mas algumas coisas que fizeram bem... e que podem ser mantidas depois do término ainda podem ser mantidas...

o problema é quando as pessoas erram
e quando isso acontece
mesmo depois de arrependidas
as pessoas mudam mais, por causa do erro e do término

as vezes eu acho que as pessoas poderiam ser mais compreensivas e ligarem um pouco pra quem ainda gosta delas... mas isso é meio pessoal, neh?

eu não entenderia mal, depois de refletir, erros por boas intenções
ou então erros de pessoas que amam

desde que pessoas não se usem por sentimentos alheios, tudo vale a pena
e não é por pessoas não funcionarem coo um casal... que elas precisam dar errado na amizade também

^^

Erick

Dann disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chá com Biscoitos disse...

Aaaaaaaaaaim xuxu *---*

ficou muito perfeito demais lindo
maravilhoso
AMEEI

e vou vir aqui TODO dia

boa viagem ;)

Beijos =***