quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Mistério

O tempo passa por nós ou nós passamos pelo tempo?
Elementar, meu caro Watson.
Anote esta, sim?
Estamos lidando com algo muito além de nós, ou de qualquer coisa que conhecemos.
Como desvendar um mistério sem saber com quem se está lidando, ou ao menos, aonde se pretende chegar?
Muitos já se perguntaram isto, o que trouxe notável avanço para a filosofia, a ciência e diversas outras áreas do conhecimento, esclarecendo suposições que eram antes simplesmente pensamentos inatos.
Entretanto, algo que o homem sabe que existe porém até hoje não foi capaz de explicar é o tempo.
Alguns dizem que é invenção do próprio homem... Mas como explicar nossa capacidade então de perceber e fazer distinção do que já passou, o que está acontecendo e fazer suposições do que ainda está para acontecer, e de designar tudo isso como um 'tempo'?
Talvez em um estado mais elevado, alguns seres possam perceber tudo ao mesmo tempo, de modo a saber, também, o que para nós seria o futuro. E quem sabe no meio dessa confusão nossos sentidos possam captar alguma pulsação do pensamento destes seres, se manifestando em sonhos ou intuições sobre o que seria para nós 'o desconhecido', como já aconteceu tantas vezes e até hoje permanece sem explicação científica?
Inúmeros são os casos de pessoas que literalmente previram o futuro, ou viram fatos do passado de alguém que nunca haviam visto antes.

"O tempo é um só, porém nossa capacidade de percebê-lo é lenta, o que nos faz acreditar que exista passado, presente e um futuro."
O fato de não podermos mudar o passado confirma isto, porém existe o empecilho da possível mudança do futuro, que torna esta teoria duvidosa.
Mas a verdade é que... nunca iremos saber a verdade. (Esta é a hora que você fala para si mesmo "Bela conclusão ¬¬", mas o que posso fazer? Nossa vida é curta demais para qualquer esclarecimento de tal tamanho... E não adianta achar que vai viver para sempre a não ser que te provem o contrário, meu amigo.)
É nosso destino e fardo não desvendar os grandes mistérios do mundo, talvez se o fizéssemos, estaríamos quebrando alguma lei importante que rege o universo.
Portanto, o tempo (como milhares de outras coisas) existe, mas não sabemos o que ele é nem por que ele é por uma questão de ordem e por nossa inferioridade perante aos mistérios do universo e da vida.

2 comentários:

Hórus disse...

Ars longa, vita brevis.

Time is like a free-way of a infinite number of lanes.

Hórus disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.